Vantagens de ser vegetariano
As razões que levam as pessoas a se tornarem vegetarianas são várias: religiosas, ideológicas, éticas ou nutricionais. Ser vegetariano, do ponto de vista nutricional, significa apenas não se alimentar de carnes de qualquer tipo (vaca, frango, peixe, carneiro, avestruz, escargo, frutos do mar…) e nem de produtos que contenham esses alimentos. O vegetariano não come nada que fuja, esboce reação de fuga ou sofrimento quando está vivo.

Muitas pessoas aderem ao vegetarianismo e fazem campanhas para que outras pessoas adotem esse tipo de alimentação
Se uma pessoa come algum tipo de carne, mesmo que ocasionalmente, ela não é vegetariana. Podemos utilizar a definição de semivegetariano para quem é predominantemente vegetariano, ou utiliza carne ocasionalmente (menos de 3 refeições por semana).
Tipos de vegetariano:
- Ovolactovegetariano: alimenta-se de ovo e de derivados do leite;
- Lactovegetariano: come derivados de leite;
- Vegetariano total ou vegano: não come produto de origem animal
Pesquisas têm demonstrado que dietas vegetarianas podem proporcionar condições para uma vida mais saudável. Estatisticamente, é entre os consumidores de carne, ovos e laticínios que há maior incidência de males cardiovasculares, artrite, diabetes e osteoporose. A carne vermelha, em especial, é a segunda maior causa de câncer, perdendo apenas para o fumo. Sendo que a carne crua ou mal passada tem um risco adicional, pois pode carregar larvas de parasitas, que provocam intoxicação alimentar, perturbações crônicas, danos neurológicos e até mesmo a morte.
Carne animal contém muitos elementos tóxicos, tais como:
1. Dejetos da corrente sanguínea do animal morto, germes, e drogas injetadas para compensar doenças animais.
2. Toxinas do medo, despejadas na corrente sanguínea do animal no momento do abate.
3. Bactérias da decomposição putrefaciente, que começam a medrar assim que o animal morre. Porque carne é um excelente isolante, nem todas estas bactérias são mortas por cozinhar.
Devido a alimentação forçada, engaiolamento, e outras práticas antinaturais, animais criados para o abate sofrem de dúzias de doenças, tais como febre aftosa, febres, condições catarrentas, câncer, tuberculose e mastite. Além disso, as aves freqüentemente vem impregnadas de estrogênios, que por sua vez podem causar câncer. Imediatamente depois que um animal é abatido, dá-se o rigor mortis e o processo de decomposição toma conta. Assim, comer carne sempre envolve consumo de carne decomposta junto com seus perigos inerentes para a saúde. A implementação de proteção animal a nível internacional seria um grande passo para a frente, no sentido de resolver a crise alimentar mundial.
Desvantagens de ser vegetariano
Só há desvantagem em ser vegetariano quando não é feita uma dieta que substitua alimentos que possuam o ferro e aminoácidos contido nas carnes, o que pode gerar diversos tipos de doenças pela falta desses nutrientes. A mais conhecida é a anemia.
Se você pretende aderir ao vegetarianismo, primeiro exclua a carne vermelha. Depois, consuma mais salada, principalmente legumes. Comece a experimentar a soja e a quinua, que são riquíssimas em proteína. Ela também revela os maiores erros cometidos pelos vegetarianos: por não consumirem proteína, acabam extrapolando no carboidrato e não dão conta do quanto consomem. O excesso de carboidrato eleva o peso e ajuda na retenção de líquido. O que o organismo não absorve ou gasta é armazenado em forma de gordura.
Que tal aprender a fazer um hambúrguer vegetariano agora que você já sabe as vantagens de aderir essa alimentação? Receita de hambúrguer vegetariano