No Brasil, cerca de 200 mil pessoas desaparecerem todos os anos, sendo que quase 40 mil desse montante são crianças ou adolescentes. Mas o pior dado sobre desaparecimentos é a quantidade de cidadãos que voltam para os seus lares: de 10% a 15% não retornam para suas casas jamais. Os números são da Associação Brasileira de Busca e Defesa das Crianças Desaparecidas (ABCD) e confiram como é complicado seguir o rastro de quem desaparece.

A internet é uma excelente ferramenta na busca de pessoas desaparecidas em todo o planeta (Foto: Divulgação)
O uso da internet na busca de pessoas desaparecidas
A tecnologia na comunicação pode ser uma grande arma contra o desaparecimento de pessoas. Algumas organizações não governamentais elaboraram sites para fazerem a procura de cidadãos que sumiram. Nesses portais eletrônicos, familiares expõem fotografias dessas pessoas e deixam telefone de contato para receber informações sobre o paradeiro do desaparecido. Veja abaixo alguns desse sites:
– www.pessoasdesaparecidas.org/

Para encontrar pessoas perdidas por meio das redes sociais mensagens como essa são divulgadas (Foto: Divulgação)
Encontrar pessoas perdidas através das redes sociais
Orkut, Facebook, Twitter e outras redes sociais podem ser utilizadas na busca de pessoas perdidas. As pessoas tendem a divulgar fotografias com o último local onde o cidadão que desapareceu esteve pela última vez e um telefone de contato para que qualquer dado possa ser levado aos familiares. Sempre que você receber algo com essas características, divulgue.
Como evitar desaparecimentos
Algumas situações de risco de desaparecimento podem ser evitadas. Sempre que sair com crianças, fique atento para não deixar o pequenino sozinho, mesmo que for por alguns segundos. Coloque etiquetas de identificação nos objetos da criança com o telefone de contato. Em passeios escolares, por exemplo, os professores e monitores colocam crachá em cada um, com seus dados pessoais.
Pessoas que sofrem de perca de memória ou estão muito idosas e não confundem a realidade com o imaginário, sempre devem estar acompanhados. Quem usa medicamentos fortes, de uso contínuo, também precisa ser acompanho para evitar que sofra complicações pela falta do remédio e acabe desaparecendo por não ficar sem consciência. Fique atento e evite passar em locais ermos durante a noite, pois o desaparecimento pode ser um indício de um problema maior, com vítimas fatais.
Comente este artigo !