O leite é um alimento que faz parte da dieta diária de milhares de pessoas pelo mundo. Aqui no Brasil, o mais comum é consumir o leite de vaca. O produto é uma delícia, pode fazer parte de receitas igualmente saborosas. Como pães, biscoitos e demais alimentos que fazem parte da nossa dieta. Mas, como tudo na vida, o consumo deve ser dosado para não fazer mal.
Vantagens da dieta sem lactose
Mesmo que você não tenha intolerância a lactose dar um tempo do leite pode te fazer muito bem, inclusive, resultando em perca de peso. A parte boa de uma dieta sem lactose é que algumas substâncias presentes nesse item acabam contribuindo para que você ganhe peso.
Quando você para de consumir a lactose é comum que desconfortos gástricos também desapareçam. Gases e inchaço da barriga diminuem e você acaba tendo menos desconforto. Não coma nada que tenha leite em sua composição e veja os benefícios.
Como substituir a lactose da dieta?
Para substituir o leite (lactose) do seu cardápio é possível usar o leite de soja, arroz ou amêndoa (à venda em lojas de produtos naturais e alguns supermercados). O cálcio presente no leite deve ser incluído na dieta através de folhas verdades-escuras, amêndoas e até tofu.
Desvantagens de excluir a lactose do cardápio
O problema de excluir a lactose do cardápio é que junto com ela outras coisas são eliminadas do seu dia a dia. Vitaminas A e D são tiradas do seu cardápio de forma brutal e você precisa repor isso consumindo mais alimentos, como já instruímos acima. O leite de vaca é um dos alimentos que fazem parte do nosso cotidiano, por isso existe um certo trabalho ao tentar eliminá-lo da sua dieta, já que você vai precisar de um cuidado maior com a alimentação por causa disso.
É mito dizer que a bebida é fundamental para combater a osteoporose. A doença está ligada a causas genéticas e ao estilo de vida adotado pela pessoal, mas o leite é a melhor fonte de cálcio que existe, por isso, se fizer a dieta sem lactose não a prolongue por muitos dias.