Quando jovens, algumas pessoas não tem claro em sua mente o que pretendente fazer profissionalmente. Com a possibilidade de fazer uma faculdade mais simples até para pessoas de baixa renda, graças a programas sociais, como o Prouni (Programa Universidade para Todos), basta ter força de vontade, empenho e dedicação para conquistar uma oportunidade no ensino superior e trilhar a carreira escolhida.
Porém, antes de traçar metas profissionais é necessário entender o que se espera do mercado de trabalho. Escolher uma profissão é fundamental. Isso não que você não possa mudar de ramo de atuação se não se adequar, mas sim que é preciso pensar naquilo que vai te trazer dinheiro e satisfação.
Escolha uma profissão compatível com sua personalidade
O maior erro das pessoas é não buscar algo que tem a ver com a personalidade dela. Muitos pensam só no mercado de trabalho e no dinheiro que vão ganhar desempenhando tal função. O primeiro passo para escolher a profissão é fazer uma análise daquilo que tudo a ver com o que você é.
Não adianta nada querer ser um executivo se você não suporta a rotina de um escritório e gosta mesmo de ter contato com gente, conversar, sair da empresa de vez em quando. Pois nem sempre um executivo tem esse tipo de vida. Veja como funciona o cargo e o mercado que pretende entrar e se o que ele tem para te ofertar tem relação como o seu jeito de ser.
Avalie o mercado de trabalho
Depois que você identificou aquilo que você possivelmente vai se sair bem é hora de avaliar o que o mercado de trabalho tem para te oferecer. Se você decidiu que quer trabalhar com comunicação, porque você é uma pessoa que tem facilidade em se comunicar, gosta de escrever e lê bastante, veja entre os cursos e profissões da área de comunicação que mais tem relação com você e que te oferece melhores oportunidades de carreira. Pesquise bem, pois muitos cursos em universidades e técnicos te formam para atuação em vários campos do mercado. Escolher a profissão correta não é fácil, mas é importante fazer essa analise.
Por fim, se nada daquilo que você achava que ia encontrar na profissão não for a realidade, não tenha medo de mudar de área, mas avalie o que você terá que enfrentar. Não se esqueça que todo recomeço é complicado, porém é melhor ser feliz e garantir o sustento da família trabalhando em uma área que te dá prazer, mesmo que isso demore um pouco mais.