O folclore nada mais é que um conjunto de lendas e mitos passados de geração e geração. Muitas histórias são inventadas, puramente imaginárias, sem a influência de nenhum fato histórico que tenha acontecido. Já outros casos são aumentados a partir de algo real e disseminado como verdade absoluta, ganhando força por coincidências e fatos que acabam fazendo o mito se consolidar.
Para que essas histórias jamais morram foi criado o Dia do Folclore, que é comemorado em 22 de agosto de todos os anos. Nessa data muitas atividades são ministradas em escolas, incluindo a pintura de desenhos de personagens folclóricos. Por isso, resolvemos contar brevemente algumas histórias que fazem parte do nosso folclore nacional e indicar desenhos para as crianças colorirem nas escolas:
Dicas de personagens e desenhos para o Dia do Folclore
Assim que entregar o desenho para as crianças colorirem nas escolas é sempre bom contar o mito que está em tono da imagem. Veja a seguir algumas lendas folclóricas que podem inspirar atividades no Dia do Folclore:
Boitatá
Esse personagem folclórico representa uma cobra de fogo que protege as matas e os animais. Essa lenda de origem indígena foi uma das primeiras a nascer em nosso folclore. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região Nordeste do Brasil o Boitatá é conhecido como “fogo que core”.
Boto
O Boto cor-de-rosa é uma das lendas mais conhecidas do Brasil. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Depois da conquista ele a leva para a margem do rio e engravida a jovem. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para virar um boto.
Curupira
Ele também é o protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás, o Curupira persegue quem maltrata a natureza.
Lobisomem
Um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia, ganhando a capacidade de virar lobo toda vez que a lua se enche novamente. Nas noites de Lua Cheia o lobisomem ataca todos aqueles que se encontram pela frente.
Mula-sem-cabeça
Uma mulher teve um romance com um padre e como um castigo, todas as noites de quinta-feira para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
Saci-Pererê
Menino negro de uma perna só, o Saci-pererê é mais uma lenda forte de nosso folclore. O cachimbo e o gorro vermelho fazem parte do seu figurino.
Imagens para colorir de mitos folclóricos
Para quem está querendo atividades de colorir para as crianças nesse Dia do Folclore, separamos algumas dicas de desenhos para que os pequenos possam colorir nessa data especial:
- Boto cor-de-rosa (Foto: Divulgação)
- Essa é uma figura folclórica (Foto: Divulgação)
- Cuca para pintura (Foto: Divulgação)
- Sereia para pintura (Foto: Divulgação)
- Saci para pintar (Foto: Divulgação)
- Boitatá para colorir (Foto: Divulgação)
- Ligue os pontos (Foto: Divulgação)
- Invista em desenhos folclóricos para pintar (Foto: Divulgação)
- Cuca para colorir (Foto: Divulgação)
- Pintem o desenho (Foto: Divulgação)
- Cuca no Sitio do Pica-Pau amarelo (Foto: Divulgação)
- Exemplo de desenhos folclóricos (Foto: Divulgação)