Os tipos de anticoncepcional
Existem diversos tipos de anticoncepcionais. Entre eles a pílula oral que é a mais usada e a que tem maior variedade de dosagens e composições. Entre outros métodos como o adesivo transdérmico, a pílula de progesterona, o DIU (Dispositivo Intra uterino) com progesterona ou de cobre, o anel vaginal, o implante subdérmico, a minipílula temos o anticoncepcional injetável mensal e trimestral
O anticoncepcional trimestral injetável apresenta menor contraindicação para quem tem problemas cardiovasculares, já que não contém estrogênio. Mas pode levar a ganho de peso e dificultar a gravidez quando você parar o tratamento.
Anticoncepcional trimestral injetável, efeitos e vantagens
Muitas mulheres preferem as injeções em substituição aos tradicionais comprimidos (pílulas anticoncepcionais). O anticoncepcional injetável evita a gravidez impedindo a ovulação. A principal vantagem da utilização dos contraceptivos injetáveis é a segurança, pois o risco de esquecimento é menor.
As vantagens do anticoncepcional trimestral são a proteção da mulher de uma gravidez não desejada logo após a primeira aplicação e a possibilidade de gravidez após alguns meses de interrupção do método. Os hormônios injetáveis possuem baixa incidência de efeitos colaterais como aumento de peso, náuseas ou vômitos. Previnem o câncer do endométrio e dos ovários e reduzem os riscos de miomas, além de diminuírem a freqüência e a intensidade das cólicas menstruais. Também auxiliam na prevenção de problemas como: gravidez ectópica, câncer de endométrio, câncer de ovário, cistos de ovário, doença inflamatória pélvica, doenças mamárias benignas e miomas uterinos.
Os injetáveis trimestrais deve ser administrado por via intramuscular. A primeira dose deve ser administrada até o quinto dia do ciclo menstrual, e a partir de então a cada 90 dias. Importante: não massageie ou coloque bolsa de água quente no local da aplicação.

Procure sempre a orientação de um ginecologista, pois existem muitas marcas no mercado e ele irá avaliar qual será o ideal para o seu organismo.
As alterações de peso em razão do uso dos contraceptivos injetáveis (como Perlutan, Mesygina, Cyclofemina, Deprovera, Noregyna e outros) são raras, mas podem ocorrer. O ideal é manter o cuidado de sempre com a alimentação para evitar surpresas na balança.
Os hormônios do injetável trimestral possuem uma baixa incidência dos efeitos colaterais, porém, como todo medicamento, o anticoncepcional trimestral injetável tem as suas desvantagens como a alteração do ciclo menstrual, pode ter manchas ou sangramentos entre as menstruações. Pode ter a ausência da menstruação por alguns meses, retenção de líquido e dores de cabeça.